Escritor e ex-procurador-geral da União, Luiz Augusto Paranhos Sampaio morre aos 88 anos

Ele enfrentava sequelas da covid-19 que evoluíram para um enfisema pulmonar e, segundo familiares, faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória nesta sexta-feira (10), em Goiânia.

Luiz Augusto Sampaio foi advogado, procurador do município e chegou ao cargo de procurador-geral da União. Membro da AGL, ocupava a cadeira n.º 16, onde se destacou como um dos maiores escritores de Goiás, pela quantidade de obras publicadas.

Ao POPULAR , o neto do escritor, Heitor Sampaio disse que mesmo com limitações de mobilidade nos últimos anos, situação que o deixou acamado, Sampaio seguia produzindo intensamente. 

Autor de mais de 30 obras, entre livros jurídicos e crônicas, o escritor deixou quatro novos livros prontos para publicação, entre eles uma biografia do jornalista e empresário Jaime Câmara e do primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges.

"Sua trajetória foi marcada pela dedicação do conhecimento, pela sensibilidade com as palavras e pelo compromisso com a difusão da literatura e do saber", descreveu a Academia Goianiense de Letras.